Sobre
Biografia Artística
Maria Nascimento nasceu em Natal-RN em 25 de Outubro de 1968 no Hospital Naval de Natal filha do segundo casamento do militar da Marinha Luiz Ferreira do Nascimento. Durante sua infância, devido à profissão de seu pai viajou e estudou em Recife e Natal, onde teve sua formação principal. Se formou em Química Bacharelado na UFRN, porém desde os dez anos desenhava com grafite. Migrou para Recife aos 21 anos onde fez Mestrado em Ciências Farmacêuticas na UFPE.
Em 1996 estudou Desenho com a artista e Professora de Desenho SILVIA MATOS de Campinas-SP.
Foi professora homenageada da turma de 2006 desta universidade. Durante sua passagem em São Carlos desenvolveu o projeto aprovado pela Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda denominado DESENHO DA FIGURA HUMANA para ministrar aulas de Desenho e posteriormente foi expositora da série de Desenho com carvão intitulada "ALMA EM CARVÃO".
No Rio de Janeiro foi professora de Química de algumas escolas particulares e de um Curso técnico de Química. Enquanto isto aprovada em três concursos públicos, foi chamada pela EMPRESA GERENCIAL DE PROJETOS NAVAIS (EMGEPRON).
O Rio de Janeiro e a Marinha do Brasil trouxeram à carreira Administrativa e Artística de Maria Nascimento um enorme reconhecimento e incalculável valor agregado de conhecimento adquirido no AMRJ.
Assim que conheceu o maravilhoso universo da Ilha das Cobras e o Complexo Naval com seus mais de 250 anos de História, solicitou autorização para desenhar aquele cenário usando carvão. Apesar de inusitada solicitação, surpreendente foi a receptividade da ideia por parte do então Diretor do AMRJ Almte MARIO Botelho que permitiu e desta organização tive total apoio para desenhar nos fins de semana e feriados, quando estava de folga. Daí nasceu a Exposição "Ilha das Cobras: Uma Joia do Patrimônio Histórico e Artístico no Coração do Rio de Janeiro". Sob curadoria da artista de 2013 a 2017 a Exposição Individual Itinerante percorreu Espaços importantes de Arte e Cultura do Rio de Janeiro e São Paulo como: ETAM (Escola Técnica do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro), Museu Naval-RJ, Clube Naval Charitas-Niterói, Oficina Cultural de São Paulo-SP, Museu da USP-São Carlos e Restaurante Chez Marcel. Metade das obras pertencem ao Acervo de organizações da Marinha doadas pela artista e a outra metade pertence à militares e Servidores Civis que fizeram parte da carreira da artista no AMRJ. Foi um trabalho de homenagem a este lugar incrível e à Organização Militar que tanto admira enquanto filha de militar.
Fruto deste trabalho artístico e cultural desenvolvido desde 2013 resultou o convite para ilustrar a capa da Revista PAGMAR 2017, pela qual a artista foi Homenageada em 17 de Março de 2017 na PAPEM (Pagadoria de Pessoal da Marinha) na Ilha das Cobras-RJ.
Em 6 de Novembro de 2017 a artista recebeu mais uma honra por parte desta organização militar, lhe foi concedida a Medalha AMIGO DA MARINHA tornando-a membro da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR).
Em Março pediu saída da EMGEPRON para retomar suas atividades acadêmicas e desenvolver atividades de Curadoria e Marchand, com a arte sempre paralela às suas atividades científicas. Desde Março de 2017 esteve desenvolvendo pesquisas na área de Síntese orgânica e de polímeros .