top of page

Plantas Medicinais: O casamento entre o Popular e o Científico, ou seja, o culto em seus dois ângulo

O uso de Plantas Medicinais e ervas tem sua origem em um distante passado para todas as culturas. Para entendermos a importância das plantas na saúde humana, colocaremos dois pontos: mais de 60% dos medicamentos tradicionais tiveram origem direta ou indireta nas plantas e podemos considerar o alimento como a principal fonte de saúde e medicamento. Isto porque as substâncias que extraímos de verduras, grãos e frutos, de origem vegetal, fazem parte também da lista de muitos dos materiais que compõem um fitoterápico. Como exemplo, entre tantos, temos o mangericão (Ocimum basilicum), usado como tempero e cientificamente comprovado como medicinal. Diante disto, já não era sem tempo que órgão de Saúde percebessem a importância da inclusão da fitoterapia como terapia complementar no SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, algumas cidades já seguem os decretos de implantação das farmácias vivas e treinamento de Pessoal de Saúde para a utilização adequada de ervas medicinais. Faz-se necessário o alerta de que as ervas, bem como os medicamentos tradicionais, tem suas restrições e riscos. Para maior compreensão analisemos exemplos que envolvem a definição de medicamento e as condições de uso para qualquer medicação.

O saião (Kalanchoe brasiliensis), planta conhecida da população, tem uma peculiar e perigosa condição. Em estudo com outros pesquisadores, comprovamos e publicamos um artigo que observou que o saião é antiinflamatório em uma das suas fases e pró-inflamatório em outra, ou seja, colher durante ou fora da floração pode trazer indicações opostas. Imaginarmos que tudo que é natural é saudável, pode resultar em intoxicação. A diferença entre um medicamento e um veneno é a dose, também sendo importante dizer que a diferença entre uma planta e uma planta medicinal é a presença e comprovação de sua atividade medicinal. Desta forma, devemos conhecer seu risco tóxico e suas atividades realmente comprovadas.

Em um inocente chá pode haver substâncias que agravem quadros de hipertensão, diabetes ou hemofilia, sendo necessário o conhecimento da condição médica para o uso de algumas plantas medicinais. Os interessados em mais informações podem escrever e terei o prazer de responde-los.


MSc. Maria da Paz F do Nascimento

Bacharel. Em Química, Mestre em Ciências Farmacêuticas

Comments


bottom of page